DO MEU GALPÃO

Autor: Alberto Sales
Intérprete: Jesus dos Santos
Amadrinhador: Jesus Oliveira

De guri fui galponeiro
Manuseava no galpão
Loro, rédea e travessão,
Lonqueava o dia inteiro
Na função deste entreveiro,
-De mangueira e de lombos-
Asas ligeiras de pombos
E por gostar de estrada,
Horizonte na mirada
Sem nunca temer os tombos.

Olhar de águia matreira
E grito de quero-quero,
A desgraça não espero
Nem repouso em tronqueira,
Espero o chiar da chaleira
E cevo um chimarrão,
Aperto bem com a mão
Puxo um cepo na entrada,
Onde descansa a indiada
Da bruta lida de peão.

Anos...que o tempo ergueu,
Rumino as minhas penas
Em rodas, prosas amenas,
Dor no peito me abateu,
Saudade permaneceu
Com recuerdos ancestrais,
Faço parte dos demais
Que há muitos esqueceram,
Moirões não apodreceram,
Na querência dos meus pais.

Numa folga domingueira
Pra negaciar as morenas,
Bombeei as longas melenas
Com olhos de fazendeira,
Jeito de prenda trigueira
Com imensidão no olhar,
Vi sonhos seus no pensar,
Todo homem entonado
Se encontra assim lado a lado
No jeito meigo... do par.

Uma luz que se acendeu
Um cepo a mais no galpão,
Água no fogo-de-chão,
Regalos que a vida deu
A origem permaneceu,
De campo, suor e lida
Com a prenda mais querida
Reparti o trigo do pão,
Completou meu coração
Esta flor, que foi colhida.

A ela escrevi poesia,
Da noite do rio, do céu.
Suave como fosse um véu,
Nas tardes calmas do dia
Meus pensamentos um guia
Com saudade do afago,
Lembranças que hoje trago
Da minha morena flor,
Trouxe carinho e amor
Pro peito do índio vago.

Deus no céu dependurou
Uma estrela, a mais divina,
A maior que ilumína
O rancho de um pelo duro,
Que num prego do futuro,
No galpão dependurado
Um retrato do passado,
Tua imagem na moldura
Mulher de grande bravura,
Ao encontrar-se ao meu lado.

Na cuia, erva lavada,
Aguardo um raio de luz,
- Daqueles, que me conduz
Pro lado da minha amada,
Vou pra última morada;
Abra as portas meu “amigo”
Pra este mouro antigo;
-Peço ao “Senhor do céu”
Que pra ti, tiro o chapéu,
Pra matear.... ai contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Tão logo possível responderemos.
Querência da Poesia

3º Querência