A Querência da Poesia Xucra promove evento do dia do Índio e do Chimarrão

O Prefeito Alceu Barbosa Velho participou na manhã desta terça-feira (19.04) da cerimônia alusiva ao Dia do Índio (19) e do Chimarrão (24), seguida pelo plantio de uma árvore de erva-mate. A atividade, na Praça da Bandeira, foi promovida pelo Núcleo Vinhedos, Web Rádio Clarim Farrapo e A Querência da Poesia Xucra, em parceira com as Secretarias Municipais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e do Meio Ambiente (SEMMA).

O objetivo é de tornar conhecida no ambiente urbano a árvore símbolo do Estado, além de valorizar a erva-mate como símbolo cívico e matéria-prima para a fabricação da bebida mais popular do Rio Grande do Sul: o chimarrão. A intenção é de possibilitar também a visitação de escolas ao local.

Para o presidente do Núcleo Vinhedos/ABCC, Sebastião Teixeira, o ato é de valorização à história de todo o país e do Rio Grande do Sul. “Com essa ação, queremos resgatar a história de uma etnia percursora em todo o país e na região da Serra Gaúcha. Além disso, valorizamos a erva-mate, árvore símbolo do Estado, que nós dá a erva para a bebida tão tradicional no nosso Rio Grande do Sul. E isso tudo estamos fazendo numa região (Praça da Bandeira) onde antigamente foi o local chamado Campo dos Bugres, estadia dos índios há muitos anos. Valorizamos, assim, todo o trabalho desse povo para Caxias do Sul”, disse.

O titular da SMAPA, Araí Horn, destacou a força econômica da erva-mate para o todo o Estado. “A erva-mate foi a 1ª economia do Rio Grande do Sul. É um setor bastante ramificado em pequenas propriedades e na agricultura familiar. Talvez não tanto em Caxias do Sul, mas outros municípios. Além disso, a bebida que fizemos com ela, é a mais tradicional e aceita em todos os ambientes da sociedade. Por tudo isso, plantamos essa árvore e reconhecemos todo o legado deixado pelos índios à nossa cidade”, lembrou.

Segundo o titular da SEMMA, Adivandro Rech, o momento é simbólico. “Este momento tem um simbolismo todo especial, porque o promovemos na Praça da Bandeira, à sombra da maior bandeira hasteada na cidade, plantando a árvore de erva-mate, no Dia do Índio. Tudo isso é cultura. E essa cultura tem nos auxiliado na preservação ambiental. Em 2013 iniciamos a gestão com muitas solicitações de corte e nenhuma de plantio e hoje já plantamos mais de 20 mil árvores, entre elas erva-mate e pinheiros, é a comprovação de que estamos no caminho certo”.

Ao lado da representante da Tribo Caingangue, Maria Dedoa Silva Castro, o Prefeito Alceu Barbosa Velho, salientou que esta é a primeira celebração ao Dia do Índio com a presença de uma verdadeira representante indígena. “Maria, sua presença aqui neste dia muito nos honra. Foram vocês que deram início ao chimarrão, ainda quando mascavam a folha da árvore. E é para preservarmos a lembrança da importância do índio que a Prefeitura e seus parceiros promovem este ato. Quando os italianos chegaram aqui, conviveram com os índios, neste mesmo local onde estamos, o  chamado Campo dos Bugres. Desde lá, Caxias continua recebendo gente de todos os cantos do mundo”, lembrou.

Alceu terminou sua fala declamando a poesia Chimarrão, de Glaucus Saraiva. “Amargo doce que eu sorvo. Num beijo em lábios de prata. Tens o perfume da mata. Molhada pelo sereno. E a cuia, seio moreno, que passa de mão em mão. Traduz, no meu chimarrão, em sua simplicidade, a velha hospitalidade. Da gente do meu rincão. Trazes à minha lembrança, neste teu sabor selvagem, a mística beberagem, do feiticeiro charrua, e o perfil da lança nua, encravada na coxilha, apontando firme a trilha, por onde rolou a história, empoeirada de glórias, de tradição Farroupilha. Em teus últimos arrancos, ao ronco do teu findar, ouço um potro a corcovear, na imensidão deste pampa,
e em minha mente se estampa, reboando nos confins, a voz febril dos clarins, repinicando: ‘Avançar’! E então eu fico a pensar, apertando o lábio, assim, que o amargo está no fim, e a seiva forte que eu sinto, é o sangue de trinta e cinco, que volta verde pra mim”.

Participaram do ato, a primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edi Carlos Pereira de Sousa, diretor-presidente da CODECA, Paulo Ballardin, diretor-presidente do SAMAE, Idair Moschen, coordenador distrital, Jones Pedó, coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Raul Telles, diretor da Web Rádio Clarim Farrapo, Márcio Basso Gomes, presidente da Querência da Poesia Xucra, Arno Moscatto dos Santos, diretor executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, delegado da 16ª Regional Serra da Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado, José Ivan Rodrigios, presidente do Núcleo do SOI, Pai Ademir de Oxum, integrantes do grupo escoteiros Moacara, representando a 4ª CRE, Flávia Meneghini, alunos, professores e vice-diretora da Escola Estadual Pena de Moraes, representantes da Tribo Caigangue e do COMUNE.

A ação contou como apoio da 25ª Região Tradicionalista, do SAMAE e da Câmara de Vereadores.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Galeria

Créditos: ÍCARO DE CAMPOS
Créditos: ÍCARO DE CAMPOS
Créditos: ÍCARO DE CAMPOS
Créditos: ÍCARO DE CAMPOS
Créditos: ÍCARO DE CAMPOS
Créditos: ÍCARO DE CAMPOS
Créditos: ÍCARO DE CAMPOS
Créditos: ÍCARO DE CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Tão logo possível responderemos.
Querência da Poesia

3º Querência