A História do Festival

QUERÊNCIA DA POESIA GAÚCHA

Á Querência da Poesia Xucra é uma associação de poetas, escritores e declamadores, foi fundada em 26 de Abril de 1.994 em Caxias do Sul no Estado do Rio Grande do Sul, sem distinção de nacionalidade, sexo, raça, credo ou político, sem fins lucrativos, de caráter artístico, cultural e social.
Assim, organizavam e participavam de congressos, palestras, seminários, festivais, recitais, feira do livro, e outros eventos, então, sentiram a necessidade de organizar também um festival de poesia profissional, pois não havia um evento de tal envergadura aqui na serra.
O presidente atual da Querência da Poesia Xucra, no dia 18 de Dezembro de 2.004, o Sr. Lauro Teodoro, juntamente com sua diretoria, elaboraram um projeto pelo Fundo Pró-Cultura, sendo o mesmo aprovado para a realização da ”1ª Querência da Poesia Gaúcha”, subiram ao palco dez poemas inéditos, retratando os usos e costumes do gaúcho, evento este realizado no C.T.G. Herdeiros da Tradição, dando o apoio cultural.
Então, no dia 16 de Dezembro de 2.006, o Presidente eleito o Sr. Estalislau Robalo, organizou um novo projeto pelo Fundo Pró-Cultura, e realizou a “2ª Querência da Poesia Gaúcha”, que por sua vez, fizeram as dez apresentações inéditas no palco do Auditório da Sede da 25ª Região Tradicionalista, a “Casa do Gaúcho”.
Passaram quatro anos, e no dia 09 de Maio de 2.010, com o Apoio Cultural da 25ª Região Tradicionalista juntamente com o 22° Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul, o então Presidente, Sr. Alberto Sales, com sua diretoria, organizaram o tão esperado Festival, a “3ª Querência da Poesia Gaúcha”, onde retornaram mais dez poemas inéditos, agora no palco principal do Rodeio com gravação de CD e DVD ao vivo.
Á Querência da Poesia xucra tem o compromisso de preservar a escrita e a arte declamatória, manifestando a essência do valor nativista na sua rica simplicidade, pra ermanar com todos, aos amantes da poesia.


Alberto Sales
Presidente da A Querência da Poesia Xucra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Tão logo possível responderemos.
Querência da Poesia

3º Querência